Redes Ópticas

Do que se trata e como funciona?

O cabeamento de fibra óptica é amplamente utilizado em ambientes que necessitam de uma alta taxa de transferência de dados e em casos que a transmissão é feita entre grandes distâncias. Ideais para implantação de Cidades Inteligentes, as fibras ópticas são muito seguras e resistentes a interferências eletromagnéticas.

Sistemas que necessitam de alta disponibilidade devem ser dotados de cabeamento apropriado. Órgãos públicos que possuem várias sedes podem melhorar a comunicação interna com cabeamentos de fibra óptica exclusivos que ligam cada filial entre si

Laserway Furukawa

Laserway é um produto desenvolvido pela FURUKAWA baseado na topologia GPON, que permite a transferência de até 2,54 Gbps para dados voz e vídeo em apenas uma única fibra monomodo. E esta única pode ser divida em até 32 fibras no seu trajeto ao ponto final, o qual pode estar distante em até 20 Km. E tudo Isto sem a utilização de equipamentos ativos em seu percurso. Para entendermos melhor, vamos falar mais sobre GPON. GPON é Gigabit Passive Optical Networks, uma rede óptica passiva (não possui alimentação elétrica em seu trajeto) com capacidade Gigabit. Está topologia é derivada das redes ópticas passivas (PON – Passive Optical Networks), as quais surgiram em função da redução nos custos de operação e manutenção quando comparadas com as outras arquiteturas. Sua arquitetura é ponto-multiponto e usa um ou mais níveis de acopladores ópticos passivos (chamados de splitters) para distribuir o sinal aos clientes. O acesso ao meio de transmissão é TDMA, ou seja, por meio de multiplexação no tempo. Desta forma é possível compartilhar o mesmo meio físico com vários usuários e diferentes serviços.

Ilustração

Atualmente, com a crescente demanda de tráfego para várias aplicações, esta tecnologia vem se tornando uma grande aliada, sendo implementada em hospitais, industrias e até mesmo departamentos de empresas.
Outro setor que vem crescendo, e consequentemente demandando soluções que utilizam tal tecnologia, é o setor de monitoramento em CFTV IP. O mesmo vem sendo muito beneficiado pela flexibilidade e facilidade na construção da infraestrutura, capilaridade (possibilidade de derivar a fibra e atender várias câmeras IP), bem como pela necessidade de alimentação elétrica do sistema apenas na central e nas câmeras.

Quais problemas podem ser resolvidos?

Interferências Eletromagnéticas

A fibra óptica é imune a interferências eletromagnéticas ao contrário de outros meios de transmissão de dados.

Grandes Distâncias

Grande quantidade de dados são transmitidos de forma otimizada mesmo em grandes distâncias utilizando a fibra óptica.

Velocidade

A velocidade na transmissão de dados utilizando fibras ópticas é muito superior quando comparado ao cabeamento tradicional.

Quais os benefícios?

Alta Capilaridade

Melhora a qualidade, capacidade e desempenho de transmissão de dados entre locais diferentes.

Alta Transmissão

A quantidade de informações transportadas ao mesmo tempo por meio da fibra óptica é altíssima.

Dimensão Reduzida

Uma maior quantidade de dados é transmitida em uma quantidade reduzida de fibras em relação a outras tecnologias.

Parceiros e Fornecedores

Fale agora com nossos especialistas

Como um time de especialistas, o Grupo Terra Grande desenvolve e executa Projetos de Construção e Reforma de Data Centers em todo o país com padrões de qualidade internacionais

Menu